Novas realidades: "Jornalismo marqueteiro", crossmídia e transmídia
Sem sombra de dúvida a forma de nos comunicarmos mudou bastante, como você se informa quando quer saber sobre uma notícia nova? Sim! As mídias mais rápidas são as que estão na internet, depois vêm as mídias tradicionais, como TV, rádio, revista e jornal impresso.
Mas o que seria o Jornalismo marqueteiro? Trata-se da busca do usuário por manchetes que resumam ao máximo a notícia, facilitando ainda mais a propagação de fake news.
Para o meio jornalístico, isso seria o fim dos textões? Não! Por isso, existe a crossmídia, os leitores estão em todos os lugares e plataformas, portanto, é necessário contar uma historia por meio de diferentes canais de comunicação e distribuição, visando o leitor alvo, mas nunca deixando informação incompleta, pois sabe-se a importância de manter o jornalismo com informações checadas e apuradas.
A peculiaridade dos canais transmídia é que a notícia é dada exclusivamente para um canal. Portanto, uma mesma notícia é dada no portal de uma forma, no rádio por meio de outra linguagem e nas redes sociais, em formato de postagem e texto, assim, um canal/mídia não necessita de complemento do outro.