Seleção e Recrutamento parte 2
Na semana anterior iniciamos o tema de recrutamento e seleção de pessoal que tenham características muito semelhantes às da empresa. Abordamos o fato de que as pessoas selecionadas devem corresponder ao ideal da empresa inclusive em aspectos como visão e posicionamento em meio à sociedade para que o tempo desfrutado no trabalho tenha total sincronia com o DNA empresarial.
Por hoje, gostaríamos de destacar duas vertentes que não foram citadas no artigo da semana passada, a importância do treinamento e acompanhamento do pessoal periodicamente.
Talvez você quisesse ler que ao contratar pessoas com o perfil semelhante ao que sua empresa espera, o processo estaria encerrado. Se é assim que o marketing interno e o RH funcionam em sua empresa, repense essa política. Não adianta prezar por valores específicos sem torna-los parte do cotidiano da empresa. Cada funcionário deve sentir isso na prática e isto se inicia no primeiro contato com a empresa.
Sim, talvez seja importante tomar um tempo para ambientar cada novo colaborador e nova colaboradora que comece a jornada em conjunto com seu negócio. Assim, desde o princípio serão implementados os padrões da empresa no sangue de cada funcionário e, com certeza, isto aumentará o rendimento que pode ser esperado. Entenda que as pessoas que trabalham em seu empreendimento devem se sentir parte de um coletivo e com valores atrelados aos da empresa para não apenas trabalharem, mas sentirem-se integrantes de algo maior que eles mesmos. Assim, se trabalha com propósito!
Entretanto, de nada servirá alimentar os novos funcionários com as políticas e regimentos da empresa, se os antigos não comungarem dos mesmos valores. Aqui, você poderá perceber que, com o passar do tempo, estes valores se desintegrarão gradualmente em cada novo contratado e nova contratada. Para que isto não ocorra, é fundamental fazer de seus valores algo trabalhado no cotidiano da empresa. Então, se sua empresa preza pelo aprendizado e crescimento constantes, pode ser uma política interessante aprimorar sempre os funcionários por meio de palestras ou possibilitar pacotes de estudo, de forma a evoluir sempre o potencial de quem trabalha em sua empresa.
É assim, com ações que retroalimentam o fluxo do conhecimento, saúde, ou qualquer outra prática relacionada aos valores de sua empresa que você conseguirá selecionar o melhor perfil possível para fazer parte do seu time. E, muito além desta primeira forma de entrada, a retenção será duradoura, pois, alinhados os valores de seus funcionários e empresa, todos atuarão como uma equipe em função de trazer retorno para o seu negócio. Mas não faça isto apenas como mais uma maneira de marketing interno, atue desta forma para potencializar as capacidades de seus funcionários e ao mesmo tempo provocar mudanças positivas na vida das pessoas e no mundo em que sua empresa faz parte.