O perfil de um líder
O perfil de um líder
Nunca foi tão urgente falarmos sobre esse tema. Em tempos difíceis ou na bonança, o bom líder sabe extrair o melhor de sua equipe e isto acontece devido ao seu conhecimento do capital humano: pessoas trabalham melhor se guiadas com motivação e gestão, isso faz um bom líder.
Neste momento da história da humanidade (no Brasil, em Junho de 2020), a motivação pode ser o braço motor da solução para os problemas e aí entra a pessoa fortemente líder. Esse perfil tende a equilibrar com balanço as habilidades interpessoais e a gestão de pessoas. Como isto acontece?
O traço interpessoal
Antes de tudo, bons líderes têm carisma. Agregam pessoas ao seu redor e conseguem fazer isso até sem sentir. Naturalmente é uma habilidade inerente a algumas pessoas, que pode, entretanto ser desenvolvida por qualquer um. Ao ter respeito, simpatia e familiaridade com as pessoas, a liderança em atitudes torna-se o próximo passo.
O traço atitudinal
Qualquer um pode ser uma pessoa bem relacionada, mas a liderança está nas atitudes. Ao se mostrar como uma pessoa firme e motivadora, o perfil de líder ganha destaque ao aliar o lado pessoal – proximidade com pessoas – ao perfil fazedor. Esta simbiose de características faz com que estas pessoas sejam seguidas e admiradas, modelos a serem seguidos. Além disso, por sua simpatia e firmeza costumam ajudar, aconselhar e direcionar as outras pessoas para o melhor caminho.
Finalmente, o perfil de um líder é recheado de sabedoria e atitudes, pois sem exemplo não há como ser seguido ou seguida.